Seja por distúrbios políticos ou desastres naturais, crises de refugiados em todo o mundo ocupam as manchetes. Esses eventos inspiraram o abrigo dobrável de emergência conceitual do designer Abeer Seikaly, intitulado “Tecendo uma casa”, que recebeu um Prêmio de Design Lexus em 2013. O abrigo dobrável de tecido estrutural pode se adaptar a vários climas, ao mesmo tempo que fornece os confortos da vida contemporânea, como calor, água corrente e eletricidade.
Composto por tubos de plástico de alta resistência moldados em curvas sinusoidais e tecidos em uma membrana de tecido elástico, o sistema dobrável cria “um tecido técnico e estrutural que se expande para fechar e contrair para mobilidade”. Devido à natureza da estrutura, partes individuais do sistema podem ser deixados abertos para criar portas ou para promover a circulação de ar em climas quentes, ou todos os segmentos podem ser mantidos fechados para reter o calor no inverno.
O tubo de plástico oco cria conduítes para a prestação de serviços como eletricidade e água. Seikaly ainda prevê a estrutura convertendo a radiação solar em eletricidade e carregando uma bateria que é integrada ao sistema, fornecendo energia para o abrigo.
Veja também:
- Quiosque de xadrez em formato de cogumelo: conheça projeto inovador para jogar ao ar livre
- Cabanas de madeira reciclada têm vista dos sonhos para o Oceano Pacífico e estão no Airbnb
- Templo em formato de ovo é projetado para imitar o interior de uma concha. Entenda!
Um reservatório de água integrado ao topo da estrutura da cúpula fornece água corrente, armazenada por captação da chuva, ou de fonte local, e encaminhada para o reservatório por termossifonagem, em que o calor do sol provoca água subir ao topo da estrutura.
Com o potencial de reunir muitos desses abrigos, o sistema pode criar uma “cidade de refúgio”. Como Seikaly observa em sua descrição do projeto, “Os refugiados carregam de suas casas o que podem e se instalam em terras desconhecidas, muitas vezes começando com nada além de uma tenda para chamar de lar… Neste espaço, os refugiados encontram um lugar para fazer uma pausa de sua turbulência dos mundos, um lugar para tecer a tapeçaria de suas novas vidas. ”
Veja também:
- NASA comprova que plantas purificam o ar. Descubra quais são as mais poderosas!
- Emoji de cocô: a nova sede da Amazon está bombando na internet pelo formato peculiar
- 10 construções arquitetônicas impressionantes pelo mundo que vão te deixar sem ar. Confira fotos!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br